Páginas

Powered By Blogger

terça-feira, 14 de abril de 2015




QUARTA PARTE DO ESTUDO 
SOBERANIA DE DEUS.  

IV – Deus está em todos os lugares – A teologia define esta afirmação como onipresença, que de acordo com, o Charles C. Ryrie[i] significa dizer que Deus está em todos os lugares. Nas Escrituras Sagradas o Salmos 139 versículos 7 à 11, é uma prova disto que afirmamos, ali o Rei Davi pergunta se existe algum lugar para onde ele poderia fugir da presença de Deus (vv.07), e sabemos que a resposta é Não, pois não existe um só lugar que Deus não possa estar. O mesmo Charles acima citado diz: “A Onipresença do Senhor não pode ser limitada pelo espaço, nem vencida pela velocidade e tampouco é afetada pelas trevas”. E para afirmar isto vejamos o que nos diz o (Salmos 139. 7-12).

  7 Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? 8 Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; 9 se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, 10 ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. 11 Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, 12 até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.

          É bom enfocar aqui que de forma alguma quando falo da onipresença de Deus, quero dizer que Deus se espalha por todo o universo, ou que o universo ou as coisas criadas sejam Deus, pois não há em mim pensamentos, nem influências panteístas, sei definir bem o que é criação de Deus e Sua Própria Pessoa, o que afirmo é que DEUS ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, que ninguém pode escapar de seus “olhos”, que está no céu, mas também nos lugares mais remotos deste planeta ou do universo, e que para Ele não há limites. E como diz Charles. “Ninguém pode escapar da presença de Deus. Esse é um alerta aos ímpios e um conforto para os cristãos, pelo fato de Deus ser onipresente, podem experimentar sua presença em todas as circunstancias da vida”. E acrescento: não só nesta vida, mas também na eternidade. Vejamos ainda outros versículos bíblicos que nos mostram e provam a onipresença de Deus:

Jeremias 23. 23,24 -   Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?   Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o Senhor.

Amós 9. 1-3 -   Vi o Senhor, que estava em pé junto ao altar; e me disse: Fere os capitéis, e estremecerão os umbrais, e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; matarei à espada até ao último deles; nenhum deles fugirá, e nenhum escapará.  Ainda que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá; se subirem ao céu, de lá os farei descer. Se se esconderem no cimo do Carmelo, de lá buscá-los-ei e de lá os tirarei; e, se dos meus olhos se ocultarem no fundo do mar, de lá darei ordem à serpente, e ela os morderá. Se forem para o cativeiro diante de seus inimigos, ali darei ordem à espada, e ela os matará; porei os olhos sobre eles, para o mal e não para o bem.
 Obs: este texto fala sobre a justiça de Deus, sobre os falsos adoradores.
 Obs: Capitel - Coroamento do fuste (haste, cabo) duma coluna.
          Fuste -  Tronco da coluna entre a base e o capitel.

Salmos 33. 13,14 -  O Senhor olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra.

Hebreus 4.13 - E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

        Como vimos acima, ninguém, nem nada pode esconder-se de Deus, pois Ele conhece a todos e tudo, simplesmente por que tudo que conhecemos, da criação as criaturas tudo foi Ele que fez. Ainda há duvidas sobre esta onipresença?  



 EM BREVE QUINTA PARTE.




[i] Teologia básica ao alcance de todos, página 46, editora mundo cristão, página 46.

Nenhum comentário:

Postar um comentário