De Cristo, o mediador.
Texto base: Hebreus 8

Introdução:

         Um mediador de acordo com a visão bíblica é alguém que cuja função é reconciliar partes, alguém que fica entre dois, seja para estabelecer e restaurar a paz, ou firmar um pacto.  E sabemos que desde os primórdios do antigo testamento a relação entre Deus e o homem não são as melhores devido à queda (Gn. 3.6). E ali mesmo Deus promete que enviaria um mediador (Gn. 3.15). A partir de então um período transitório acontece entre o velho e o novo testamento. E já muito antes como sombra das coisas futuras Deus providencia Moisés, e os sacerdotes para serem estes mediadores na antiga aliança. Que seria apenas a sombra das coisas futuras, e haveria então a necessidade deste futuro concretizar-se na pessoa de Jesus assim sendo logo sabemos que:

I – Deus escolheu e ordenou seu filho Jesus Cristo, para ser mediador entre Deus e o homem (1Tm. 2.5).
a)      Não dando esta possibilidade a nenhum outro.

b)      Não dando razão a pedidos como há hoje para o quinto dogma mariano que tenta, tornar Maria, mãe espiritual de toda humanidade segundo os três principais aspectos: co- redentora, medianeira de todas as graças e advogada.

II – Deus o ordenou como:
a)      Profeta, (Atos 3.22)
b)       Sacerdote, (Hebreus 5.5-6)
c)        Rei (Isaías 9.6-7).
d)     Cabeça e Salvador de sua Igreja (Ef. 5.23)
e)      Herdeiro de todas as coisas (Hb. 1.2)
f)       Juiz do Mundo (Atos 17.31)

III – Deus o determinou para exercer o oficio de fiador fazendo-o

a)      Suportar o castigo devido a nós (Fl. 2.8)
b)      Satisfazer a justiça divina (Rm. 3.25-26, Hebreus 9.14)
c)      E adquirir a reconciliação, e a herança da Igreja no céu (Jo 17.2, 2Co. 5.18)

Conclusão:
         Cristo esvaziou-se de si mesmo, tomou a posição de mediador e como disse Charles Ryrie: “o ser humano somente poderia expiar seus pecados pessoalmente se sofresse eternamente a penalidade que o pecado exigia. O ser humano, claro, jamais poderia fazer isso”. E assim creio que Deus o Pai pode satisfazer sua justiça com o justo mediador Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados e aplacou a ira divina sobre uma humanidade devastada pelo pecado, que só nos afastou de Deus, nos trazendo a morte, sabendo nós que só o sacrifício de Cristo. Nos reconciliaria com Deus.

Pr. José Douglas Machado Marques
IEC – Alagoa Grande – PB 

Bibliografia: 
Bíblia Sagrada, Teologia Sistemática, Louis Berkhof, Confissão de fé congregacional, Teologia básica ao alcance de todos, Charles C. Ryrie.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IEC ALAGOA GRANDE COMPLETA 55 ANOS

IGREJA CONGREGACIONAL DE ALAGOA GRANDE - PB TEM NOVO PASTOR