Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de abril de 2015


Sexta parte do estudo 
A Soberania de Deus 

VI – Deus escolhe as pessoas para os ministérios – Temos visto ao longo deste estudo que Deus tem o controle sob todas as coisas, que nada que aconteceu acontece e irá acontecer, foge de suas mãos, sabemos que Ele tem o poder absoluto, nunca é pego de surpresa, e também é um ser bastante organizado. E quando se trata de escolha, e serviço no ministério, não deixa atrás sua organização e sistematização em tudo. Isto pode ser visto no Velho Testamento, com o surgimento dos Sacerdotes, levitas, profetas, etc... E também no Novo testamento com os apóstolos, pastores, mestres, evangelistas; e as prerrogativas para exercerem tal ministério, que ia das vestimentas nos sacerdotes até a vida cotidiana dos guias no Novo Testamento. Mas de fato podemos dizer que Deus escolhe obreiros? Ou será que estes descobrem “algum tipo de Talento e investem no ministério”. Creio que para perguntas como estas a Palavra de Deus deve ser a primeira a nos orientar e nos dar respostas concretas. Então vejamos o que nos diz:

        1 – Todos os profetas  baseavam seu ministério na específica chamada divina:

        Isaías 6. 1-10-  1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.  2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava.  3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.  4 As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.  5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!  6 Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;  7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.  8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.  9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.  10 Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.

         Jeremias 1. 1-9 - 1 Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;  2 a ele veio a palavra do Senhor, nos dias de Josiasa, filho de Amom e rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado;  3 e também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, e ainda até ao quinto mês do exílio de Jerusalém.
  4 A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo:  5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.  6 Então, lhe disse eu: ah! Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.  7 Mas o Senhor me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.  8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.  9 Depois, estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e o Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.  10 Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.

Ezequiel 2. 1-7 - 1 Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.  2 Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. 3 Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje. 4 Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. 5 Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta. 6 Tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras, ainda que haja sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde.7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.

          2 - No Novo Testamento também é Deus quem escolhe e comissiona:

Mateus 4. 18-21 -  Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.  19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.  20 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.  21 Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os.  22 Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.

Atos 9. 13-15 - 13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;  14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.  15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel.
Romanos 1.1 -  Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

1 Timóteo 1.18 -  Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,

2 Timóteo 1.6-9, 11 - 6 Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.  7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.  8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,  9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos. 11 para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre.

          Ainda a dúvidas que é Deus quem escolhe e capacita seus obreiros? Creio que não, pois a Bíblia é clara quanto ao chamado e escolha de Deus para a glória de seu próprio nome.  Se somos escolhidos por Ele devemos pensar e fazer o melhor para a sua obra e como diz: John Piper e D. A. Carson, no livro o pastor como mestre, o mestre como pastor: “Deus me deu como um dom para minha Igreja, Ele está me dizendo: a maneira como você será um dom para a sua igreja é ser um mestre eficiente”. Então se temos a convicção do chamado sejamos eficientes a este chamado, pois ninguém que milita na obra de Deus se embaraça com negócios desta vida (2 Timóteo 2.4).

EM BREVE ÚLTIMA PARTE DO ESTUDO 




Nenhum comentário:

Postar um comentário