Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de abril de 2015




QUINTA PARTE DO ESTUDO 

SOBERANIA DE DEUS.


V – Deus controla todas as coisas – Podemos afirmar que Deus controla todas as coisas? Ou o que é necessário para controlar todas as coisas? Ao meu entender só pode controlar tudo e todos, quem conhece tudo e todos, ou seja, a resposta é Deus, Ele controla, domina tudo e todos e isso Ele faz e É simplesmente por que TEM SOBERANIA, e sabemos que soberania é exercer autoridade eficaz; os Salmos 33.6,7, 8, diz que pela Palavra do Senhor foram feitos os céus e as águas do mar foram juntas, e o salmista diz que o nosso Dever é temer a este Deus. É Ele que controla a chuva e a falta dela, o brilho do sol e a noite que vem, os fatos e acontecimentos, mesmo que nós não entendamos, uma coisa é certa nada foge do controle de Deus. E na sua vontade soberana ou permissiva ele age


Vejamos o que ainda nos diz a Bíblia.


Isaías 55:8-9 - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Salmos 33.9 -   Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.

Deuteronômio 32. 39-41 –   Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente,  e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão. Levanto a mão aos céus e afirmo por minha vida eterna: se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão exercitar o juízo, tomarei vingança contra os meus adversários e retribuirei aos que me odeiam.

Isaias 45.7 -  Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
Obs: de acordo com o comentário de Shedd a explicação para este versículo é a seguinte:
CRIO O MAL Isto não quer dizer que Deus seja moralmente responsável pela existência do pecado. O "mal", hebraico -  ra', inclui tudo o que os homens chamam de mal: desgraça, punição, infortúnios, dificuldades, coisas que sobrevêm, ao homem por causa do pecado no mundo, consequências de uma situação que Deus está pronto a remediar, se entregarmos os nossos caminhos a Ele, aceitando o castigo e a correção das suas mãos. Deus age nos mínimos acontecimentos, mas faz do mal surgir o bem, e finalmente livra os seus de todo o mal. O versículo também combate a grande religião nacional da Pérsia, que faz do universo um palco de infinda luta entre dois deuses, Ahura Mazda, o deus da luz, e Arimã o deus das trevas. A Bíblia ensina que todas as coisas estão dentro da providência divina e sujeitas ao Seu poder.

Jó 5.18 -   Porque ele faz a ferida e ele mesmo a ata; ele fere, e as suas mãos curam.

Mateus 10.28 - Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.

          Sei que não é tão fácil pensar assim, e as vezes fugimos de assuntos como este, mas os relatos bíblicos ai estão. Creio se pensarmos sempre que Deus sabe todas as coisas e conhece todos os fatos, jamais atribuiremos a Ele falta alguma, se assim Ele age, que somos nós para discutir, uma coisa é certa ninguém foge da vontade de Deus, o profeta Jonas tentou, fugiu, não quis fazer o que Deus quis, mas pergunto, quem prevaleceu. Vejamos:

Jonas 1. 1-3 -  Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:  Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

Jonas 3. 1-5 -   Veio a palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas, dizendo:   Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.   Levantou-se, pois, Jonas e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era cidade mui importante diante de Deus e de três dias para percorrê-la.   Começou Jonas a percorrer a cidade caminho de um dia, e pregava, e dizia: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.

          De fato quem prevalece é Deus, sua vontade, e cabe a nós entendermos Deus, como Ele é, pois não mudará sua vontade para satisfazer a nossa.


EM BREVE SEXTA PARTE. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário