Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de abril de 2015

III – Deus Conhece, todas as coisas – Quantos anos tem o planeta terra? Quantos eventos já aconteceram neste planeta? Quantas pessoas nasceram e morreram até agora? São perguntas até então sem resposta para nenhum ser humano, por mais que a ciência mostre-nos “os milhares e milhares de anos” para sermos mais exatos 4,56 bilhões de anos do nosso planeta, resposta concreta e convincente não temos até agora para nos dar uma data exata de seu surgimento pela ciência.  Sabemos que a bíblia nos mostra um cronograma sobre fatos da existência da terra. Segundo a Bíblia, a idade de nosso planeta seria a seguinte:[i]

Da criação até o dilúvio – 1656 anos
Do dilúvio até Abraão – 292 anos
Do nascimento de Abraão até o êxodo do Egito – 503 anos
Do êxodo até a construção do templo – 481 anos
Do templo até ao cativeiro – 414 anos
Do cativeiro até ao nascimento de Cristo – 614 anos
Do nascimento de Cristo até os nossos dias – 2015 anos
Total = 5975 anos

          Quando falamos da bíblia sou sincero em dizer que creio de forma total naquilo que está escrito. Portanto creio na idade da terra apresentada pela bíblia. O que quero afirmar é que para as perguntas acima temos a certeza que Deus conhece e sabe todas as respostas pois Ele é onisciente. Charles C. Ryrie  citando A. W. Tozer  diz  o seguinte sobre a onisciência de Deus: Deus conhece instantaneamente e sem esforço algum, tudo e todas as coisas, todo pensamento e todos os pensamentos, todo espírito e todos os espíritos, todo o ser e todos os seres, toda a criação e todas as criaturas, toda pluralidade e todas as pluralidades, toda lei e todas as leis, todas as relações, todas as causas, todos os pensamentos, todos os mistérios, todos os enigmas, todos os sentimentos, todos os desejos, todos os segredos ocultos, todos os principados e potestades, todas as personalidades, todas as coisas visíveis e invisíveis no céu e na terra, ação, espaço, tempo, vida, morte, bem, mal, céu e inferno. Como Deus conhece todas as coisas perfeitamente, ele não conhece uma coisa melhor do que a outra, mas tudo igualmente bem. Ele nunca descobre nada, nunca se surpreende, nunca se assusta. Deus nunca imagina como será algo nem busca informações nem faz perguntas (exceto quando inquire os homens para o próprio bem deles).[ii]


Vejamos o que nos diz a Palavra de Deus:

Salmos 37.18 -  O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre.

Salmos 69.5 - Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas.
Salmos 103.14 -  Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

Salmos 139. 1-6 - 1 Senhor, tu me sondas e me conheces. 2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. 3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. 5 Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. 6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.


Eclesiastes 8.17 -  então, contemplei toda a obra de Deus e vi que o homem não pode compreender a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a entenderá; e, ainda que diga o sábio que a virá a conhecer, nem por isso a poderá achar.

2 Coríntios 4.6 -  Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.

Salmos 40.5 -  São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.

Salmos 89. 11-15 -  Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. 12 O Norte e o Sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom exultam em teu nome. 13 O teu braço é armado de poder, forte é a tua mão, e elevada, a tua destra. 14 Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem. 15 Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó Senhor, na luz da tua presença.

Apocalipse 4.11 -  Tu és digno, Senhor e Deus nosso,de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

         Nenhum homem jamais se escondeu de Deus, fatos foram revelados e são até hoje pelo poder e conhecimento de nosso Deus, Davi não conseguiu esconder de Deus as intenções do seu coração, seu pecado etc... como Davi outros personagens bíblicos provaram do conhecimento de Deus de sua sublimidade, e algo digo Ele também nos conhece nos sonda, conhece o mundo em sua plenitude, e os fatos que aconteceram, acontecem e irão acontecer. Simplesmente pelo fato de ser Deus Onisciente.


EM BREVE QUARTA PARTE.

[ii] Teologia básica ao alcance de todos, página 48, editora mundo cristão, página 48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário