Última parte do estudo Soberania de Deus
VII
– Deus nos proporciona a Salvação decidindo o destino de cada criatura - Ao
longo deste estudo vimos que Deus tem poder, domínio, e autoridade, mas também
que Ele decide e escolhe até as pessoas para ministérios específicos. Mas será
que este mesmo Deus tem poder para proporcionar a salvação ou até mesmo
escolher o destino dos seres por Ele
criados? Certamente este tema é bastante polêmico também em nossos dias, e não
é nossa intenção aqui abalar ou desafiar a fé de ninguém, mas expor o
pensamento deste autor, e levar o leitor a analisar de forma correta esta
doutrina, “desarmando-se” de qualquer subterfugio simplesmente humano e
render-se as sagradas escrituras, crendo que a resposta correta para esta pergunta é SIM,
Deus tem poder para Salvar decidindo assim o destino de cada criatura sua. Pois
sendo Ele, onisciente jamais correria o risco de errar em suas decisões. Porém
a uma discussão histórica que certamente não irá parar aqui, e esta é entre
arminianos e calvinistas. Vejamos o que dizem os dois grupos de acordo com os
pontos apresentados pelos discípulos de Jacob Arminius no documento conhecido
como ‘Remonstrance' ou o mesmo que ‘Protesto' e o Sínodo de Dort:
Arminianismo
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Calvinismo
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1.
Vontade
Livre –
O
arminianismo diz que a vontade do homem é “livre” para escolher, ou a Palavra
de Deus, ou a palavra de Satanás. A salvação, portanto, depende da obra de
sua fé.
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1.
Depravação
Total –
O calvinismo diz que o homem não regenerado é absolutamente escravo de
Satanás, e, por isso, é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade
livremente (para salvar-se), dependendo, portanto, da obra de Deus, que deve
vivificar o homem, antes que este possa crer em Cristo.
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2.
Eleição
Condicional –
O arminianismo diz que a “eleição é condicional, ou seja, acredita-se
que Deus elegeu àqueles a quem “pré-conheceu”, sabendo que aceitariam a
salvação, de modo que o pré-conhecimento [de Deus] estava baseado na condição
estabelecida pelo homem”.
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2.
Eleição
Incondicional –
O calvinismo sustenta que o pré-conhecimento de Deus
está baseado no propósito ou no plano de Deus, de modo que a eleição não está
baseada em alguma condição imaginária inventada pelo homem, mas resulta da
livre vontade do Criador à parte de qualquer obra de fé do homem
espiritualmente morto.
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3.
Expiação
Universal –
O arminianismo diz que Cristo morreu para salvar não um em
particular, porém somente àqueles que exercem sua vontade livre e aceitam
o oferecimento de vida eterna. Daí, a morte de Cristo foi um fracasso
parcial, uma vez que os que têm volição negativa, isto é, os que não querem
aceitar, irão para o inferno.
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3.
Expiação
Limitada –
O calvinismo diz que Cristo morreu para salvar pessoas
determinadas, que lhe foram dadas pelo Pai desde toda a eternidade.
Sua morte, portanto, foi cem por cento bem sucedida, porque todos aqueles
pelos quais ele não morreu receberão a “justiça” de Deus, quando forem
lançados no inferno.
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4.
A Graça
pode ser Impedida –
O arminianismo afirma que, ainda que o Espírito Santo procure levar
todos os homens a Cristo (uma vez que Deus ama a toda a humanidade e deseja
salvar a todos os homens), ainda assim, como a vontade de Deus está amarrada
à vontade do homem, o Espírito [de Deus] pode ser resistido pelo homem, se o
homem assim o quiser. Desde que só o homem pode determinar se quer ou não ser
salvo, é evidente que Deus, pelo menos, “permite” ao homem obstruir sua santa
vontade. Assim, Deus se mostra impotente em face da vontade do homem, de modo
que a criatura pode ser como Deus, exatamente como Satanás
prometeu a Eva, no jardim [do Éden].
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4.
Graça
Irresistível –
O calvinismo entende que a graça de Deus não pode ser obstruída, visto
que sua graça é irresistível. Os calvinistas não querem
significar com isso que Deus esmaga a vontade obstinada do homem como um
gigantesco rolo compressor! A graça irresistível não está
baseada na onipotência de Deus, ainda que poderia ser assim, se Deus o
quisesse, mas está baseada mais no dom da vida, conhecido comoregeneração. Desde
que todos os espíritos mortos (= alienados de Deus) são
levados a Satanás, o deus dos mortos, e todos os espíritos vivos (=
regenerados) são guiados irresistivelmente para Deus (o Deus dos vivos),
nosso Senhor, simplesmente, dá a seus escolhidos o Espírito de Vida. No
momento que Deus age nos eleitos, a polaridade espiritual deles é mudada:
Antes estavam mortos em delitos e pecados, e orientados para Satanás; agora
são vivificados em Cristo, e orientados para Deus.
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5. O Homem
pode Cair da Graça – O
arminianismo conclui, muito logicamente, que o homem, sendo salvo por um ato
de sua própria vontade livremente exercida, aceitando a Cristo por sua
própria decisão, pode também perder-se depois de ter sido salvo, se resolver
mudar de atitude para com Cristo, rejeitando-o! (Alguns arminianos
acrescentariam que o homem pode perder, subseqüentemente, sua salvação,
cometendo algum pecado, uma vez que a teologia arminiana é uma “teologia de
obras” – pelo menos no sentido e na extensão em que o homem precisa exercer
sua própria vontade para ser salvo). Esta possibilidade de perder-se, depois
de ter sido salvo, é chamada de “queda (ou perda) da graça”, pelos seguidores
de Arminius. Ainda, se depois de ter sido salva, a pessoa pode perder-se, ela
pode tornar-se livremente a Cristo outra vez e, arrependendo-se de seus
pecados, “pode ser salva de novo”. Tudo depende de sua continua volição
positiva até à morte!
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5.
Perseverança
dos Santos–
O calvinismo sustenta muito simplesmente que a salvação, desde que é
obra realizada inteiramente pelo Senhor – e que o homem nada tem a fazer
antes, absolutamente, “para ser salvo” -, é óbvio que o “permanecer salvo” é,
também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa
praticar. Os eleitos ‘perseverarão' pela simples razão de que Deus prometeu
completar, em nós, a obra que ele começou. Por isso, os cinco pontos de TULIP
incluem a Perseverança dos Santos.
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Após análise
nestes pontos apresentados, vejamos o que nos diz a Bíblia para a afirmação da
questão sotereológica, ou seja, a doutrina da salvação:
Isaías
45.9 - Ai daquele que contende com o seu Criador! E
não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro a ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua
obra não tem alça.
Mateus
22.14 - Porque muitos são chamados, mas poucos,
escolhidos.
Mateus
24.24 - porque
surgirão falsos Cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios
para enganar, se possível, os próprios eleitos.
Marcos
13.27 - E ele enviará os anjos e reunirá os seus
escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.
Atos
13.48- Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se
e glorificavam a palavra do Senhor; e
creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
Romanos
8.28-38 -
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,
daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de
antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu
Filho, a fim de ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que
predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também
justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Efésios
1.4,5 - assim como nos escolheu, nele, antes da
fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo,
segundo o beneplácito de sua vontade.
II
Timóteo 1.9 - que nos salvou e nos chamou com santa
vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme sua própria determinação e
graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.
II
Tessalonicenses 2.13,14 - Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus
por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio
para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, 14 para o que
também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de
nosso Senhor Jesus Cristo.
Romanos
11.5-9 -5 Assim, pois, também agora, no tempo de
hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E, se é pela
graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. 7 Que
diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o
alcançou; e os mais foram endurecidos, 8 como está escrito: Deus lhes deu
espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir; até ao
dia de hoje. 9 E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço
e punição; 10 escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para
sempre encurvadas as suas costas.
Romanos
9. 6-29 - 6 E não pensemos que a palavra de Deus haja
falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; 7 nem por serem descendentes de Abraão são
todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência . 8 Isto é,
estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser
considerados como descendência os filhos da promessa. 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por
esse tempo, virei, e Sara terá um filho.10 E não ela somente, mas também
Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem
tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à
eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já fora
dito a ela o mais velho será servo do mais moço. 13 Como está escrito: Amei
Jacó, porém me aborreci de Esaú. A rejeição de Israel não é incompatível com a
justiça de Deus 14 Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo
nenhum! 15 Pois ele diz a Moisés: Terei
misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me
aprouver ter compaixão. 16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem
corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
17 Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para
mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
18 Logo tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. 19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele
ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?
20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o
objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa,
para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? 22 Que diremos, pois, se Deus, querendo
mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita
longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, 23 a fim de que
também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que
para glória preparou de antemão, 24 os quais somos nós, a quem também chamou,
não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25 Assim como também diz em Oséias: Chamarei
povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada; 26 e no lugar
em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do
Deus vivo. 27 Mas, relativamente a Israel, dele clama Isaías: Ainda que o
número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será
salvo. 28 Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em
breve; 29 como Isaías já disse: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse
deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.
Bom após a apresentação de todos
estes textos bíblicos creio não haver mais dúvida que QUEM É SOBERANO TAMBÉM
PODE ESCOLHER. E escolhendo também para a salvação não quer dizer que seja
injusto, muito pelo contrário Ele é Deus Justo e Soberano.
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