A Bíblia e o Dízimo:
Texto base : Malaquias 3. 6-12
Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
Introdução: Amados irmãos, iniciaremos hoje um assunto muito sério e negligenciado por muitos em nossos dias, o DÍZIMO, que também faz parte da doutrina e ensinamento biblico. Neste estudo abordaremos sobre a primeira prática do dízimo na bíblia, o que é o dízimo, sobre a prática do mesmo no antigo testamento, Jesus e o dízimo e dúvidas a respeito do mesmo. Que o Senhor possa nos abençoar, e que estudo biblico possa nos servir de orientação quanto ao dízimo e nossa obediência a este preceito divino.
I – Qual o significado da palavra dízimo, e o que na realidade é o dízimo?
A palavra hebraica para definir dízimo é (MA ASER), que significa literalmente A DÉCIMA PARTE, já no grego a palavra usada para dízimo é dekatoute – dekatoute – que tem o mesmo sentido do antigo testamento ou seja: A DÉCIMA PARTE. Palavra esta também assim definida pelo dicionário Aurélio da Lingua Portuguesa.
Certos de que as definições acima tem razão naquilo que dizem, Definimos dízimo como a décima parte de tudo que recebemos, seja por salários ou por rendimentos. E este deve ser separado e entregue na Igreja onde você congrega.
II – A primeira prática do dízimo na Bíblia:
É no livro de Gênesis 14. 16-20, que vemos a primeira pratica de dízimo na Bíblia Sagrada vejamos:
E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo.E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei. E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Este texto nos mostra que Abraão, conseguiu uma grande vitória e ao voltar, antes de entregar aos reis o despojo que antes lhes pertencia, o patriarca deu primeiro o dízimo, ao rei de salém Melquisedeque que era secerdote do Deus Altissimo. Ou seja deu a décima parte do despojo que tomara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário