Páginas

Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Congregacionalismo Brasileiro 157 anos 


Louvado seja Nosso Deus!




              

Neste mês de agosto os congregacionais estão em festa. Estamos comemorando 157 anos desde a chegada de Robert Kalley e sua esposa Sarah Kalley ao Brasil. São 157 anos de evangelismo pátrio.
Nosso blog estará prestando algumas homenagens ao nome do missionário, que desbravou de forma inteligente o país. Um país onde o catolicismo romano era absoluto, e não permitia a entrada de outra religião. Nosso homenageado, embora não esteja mais entre nós, deve ser lembrado com honras pelo seu trabalho, que permitiu que a fé evangélica pudesse ser introduzida no país, mesmo com risco da própria vida e da sua esposa.
Transcrevemos abaixo um trecho do livro: ROBERT REID KALLEY Médico, Missionário e Profeta, do historiador Douglas Nassif Cardoso:
“O mundo de língua portuguesa deve a Robert Reid Kalley sua inserção no universo protestante. É impossível tentar compreender o protestantismo no Brasil sem passar pelo médico e missionário escocês que influenciou a evangelização, o culto e a hinologia da maior parte das denominações do país. Sua missão foi marcada por três vocações: a de médico, que priorizava o atendimento aos pobres; a de missionário, que atuava na zona de fronteira entre a fé e a incredulidade; e a de profeta, que desafiava o monopólio religioso do catolicismo romano.
Quando veio para o Brasil, em meados do século XIX, Kalley instalou uma igreja genuinamente nacional, sem modelo prévio. Seu pensamento, produto da reflexão pessoal sobre o texto que considerava como normativo – a Bíblia –, e não segundo manuais ou declarações de fé, expressava liberdade de escolha e criatividade. O sentido indenominacional do ministério de Kalley, tão próximo das igrejas novas de nosso tempo, levou-o à propagação da fé, independente da instituição eclesiástica e de quaisquer matrizes externas.”
Os evangélicos ultrapassaram a marca de 20% da população brasileira é o que apontam as últimas estatísticas.
Quando pensamos sobre isso e, lembrando que ao ser colonizado o país foi dominado pela Igreja de Roma, tendo sido declarado que a fé católica romana seria a religião oficial do Brasil, podemos, realmente, nos alegrarmos com a notícia, ainda mais, com a perspectiva de até 2020 alcançarmos a marca de 50% da população.
Entretanto, não podemos esquecer dos homens que lutaram bravamente em defesa da fé evangélica, do evangelho puro e verdadeiro, de um Cristo que não se encontrava mais cravado na cruz, nem distante. Mas, do Cristo Vivo e presente. Onde duas ou três ou mais pessoas estiverem falando sobre Ele temos a certeza de que Ele estará presente. De um Cristo que é o único e suficiente Salvador, e que não precisamos de outro mediador entre nós e Deus, que não seja o Senhor Jesus.
Ao fazer memória desses desbravadores citamos o nome do pioneiro entre eles, que foi o escocês Robert Reid Kalley. Abaixo transcrevemos um trecho do livro: JORNADA NO IMPÉRIO - Vida e obra do Dr. Kalley no Brasil de William B. Forsyth:
"Dr. Robert Kalley era chamado por seus opositores de "Herege leitor da Bíblia", "Lobo em meio às ovelhas" - Lobo da Escócia. Mas, isso não o intimidava, e ele seguia com aquele que deve ser "O grande objetivo de todo cristão": A pregação da verdade do evangelho para a salvação das almas. "O cristão deve viver por isso, e, se preciso, morrer por isso". Assim, através da pregação do Dr. Kalley, o Brasil foi finalmente apresentado à Cruz de Cristo. Dr. Kalley era conhecido por ser humilde e manso de coração, quando seus interesses pessoais eram ameaçados; mas se transformava num verdadeiro leão, quando os interesses do Senhor e seu Reino estavam em jogo."
Todos nós congregacionais estamos muito felizes, e orando sempre a Deus por uma denominação que glorifique sempre o seu Nome.

Um comentário:

  1. a paz do senhor jesus , sou adm do blog ação jovem noticias e eventos de patos e região e tambem RN , qualquer evento e só nos mandar que divulgaremos com todo prazer ok pastor manda se possível cartaz e para obra de DEUS e não minha ! hnuneshotmail@yahoo.com.br e o blog é http://acaojovemacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir